sexta-feira, 19 de junho de 2020

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas.


Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas.

Dentro do conceito filosófico do Taoísmo, os oitos trigrama, representam o conceito do princípio de todas as coisas, aquilo que rege todas as energias dispostas no universo. Sendo assim, na China e em muitos países orientais, esse conceito é difundido na vida como forma de equilíbrio e sabedoria. Países com China, Japão e Coréia, assim como outros empregam estes conceitos em tudo que fazem.

Dentro do conceito, os hexagramas taoístas, dispõem de uma combinação dos oito trigramas, onde regem o princípio do equilíbrio das energias existentes. Vejamos a figura: 


Os conceitos do Yin Yang (TAO), que representa o equilíbrio das energias, onde o Yin representa a Terra e o Yang o Céu e o homem ficando marcado ao centro dele entre o Céu e a Terra. Onde essas duas grandes forças fundamentais, representadas pelos elementos naturais, opostas, mas complementares, agem na criação e na manutenção de tudo que existe. Tal conceito foi difundido dentro do Taoísmo, Confucionismo e no Budismo.
Juntos, neste conceito de definição, o Céu, a Terra e o homem formam os três produzem a totalidade como conhecemos, estando presente em todas as coisas. Muitos conceitos adornam e complementam a sabedoria do TAO, neste caso, seria necessário muito mais que uma abordagem simples sobre o assunto. No entanto, resumidamente, podemos dizer que os principais conceitos se voltam ao Yin Yang, aos elementos naturais e todas as forças de energia existentes no universo, onde todas as forças se equilibram.


Partindo do princípio das cores usadas nas graduações de faixas, usadas no Japão no Judô, Karate, na Coréia no Tae Kwon Do e na China pelos vários estilos de Arte Marcial vulgarmente conhecida como Kung Fú também seguem um fundamento no TAO. Tendo sua relação voltada para um aspecto espiritual.

Por esse motivo, muitas escolas usam padrões diferentes, muito próximos ao sistema adotado no Japão ou na China. Os coreanos usam a filosofia como base na sua vida, no que se trata de ARTE MARCIAL, a fundamentação se dá pelos elementos naturais, sendo assim, muito se prendem as cores que as representam.


Vamos prestar atenção na imagem e nos elementos naturais escritos nela:


Vejamos como a organização dos opostos dentro do conceito está sendo feita:


Os elementos e a ordem de graduação estão relacionados ao princípio espiritual e das disposições dos elementos de energia natural, onde o TAO está disposto em 3 cores no Samtaegeuk. Tal representação, simboliza os Taegeuk dos faixas coloridas. O faixa preta significa o início de tudo.


1º Taegeuk IL JANG
2º Taegeuk I JANG
3º Taegeuk SAM JANG
4º Taegeuk SA JANG
5º Taegeuk OH JANG
6º Taegeuk YUK JANG
7º Taegeuk CHIL JANG
8º Taegeuk PAL JANG

Vamos olhar a bandeira da Coréia e nela os conceitos ficam claros.


A maneira de organizar os elementos de equilíbrio necessita de estudo aprofundado e muito conhecimento.  Porém como fonte fundamental e informativo já temos uma boa base para estudar.

Assista o vídeo do Grão Mestre Alexandre Coelho que trata da ordem das cores usadas nas escolas marciais coreanas. Aproveitem bem o conteúdo e até a próxima postagem.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

História de formação do povo Coreano.

  Professor PHD em História da Ásia Dr. Emiliano Unzer. Trata-se de um conjunto de 9 aulas relatando a formação do povo Coreano. Fundament...