sexta-feira, 19 de junho de 2020

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas.


Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas.

Dentro do conceito filosófico do Taoísmo, os oitos trigrama, representam o conceito do princípio de todas as coisas, aquilo que rege todas as energias dispostas no universo. Sendo assim, na China e em muitos países orientais, esse conceito é difundido na vida como forma de equilíbrio e sabedoria. Países com China, Japão e Coréia, assim como outros empregam estes conceitos em tudo que fazem.

Dentro do conceito, os hexagramas taoístas, dispõem de uma combinação dos oito trigramas, onde regem o princípio do equilíbrio das energias existentes. Vejamos a figura: 


Os conceitos do Yin Yang (TAO), que representa o equilíbrio das energias, onde o Yin representa a Terra e o Yang o Céu e o homem ficando marcado ao centro dele entre o Céu e a Terra. Onde essas duas grandes forças fundamentais, representadas pelos elementos naturais, opostas, mas complementares, agem na criação e na manutenção de tudo que existe. Tal conceito foi difundido dentro do Taoísmo, Confucionismo e no Budismo.
Juntos, neste conceito de definição, o Céu, a Terra e o homem formam os três produzem a totalidade como conhecemos, estando presente em todas as coisas. Muitos conceitos adornam e complementam a sabedoria do TAO, neste caso, seria necessário muito mais que uma abordagem simples sobre o assunto. No entanto, resumidamente, podemos dizer que os principais conceitos se voltam ao Yin Yang, aos elementos naturais e todas as forças de energia existentes no universo, onde todas as forças se equilibram.


Partindo do princípio das cores usadas nas graduações de faixas, usadas no Japão no Judô, Karate, na Coréia no Tae Kwon Do e na China pelos vários estilos de Arte Marcial vulgarmente conhecida como Kung Fú também seguem um fundamento no TAO. Tendo sua relação voltada para um aspecto espiritual.

Por esse motivo, muitas escolas usam padrões diferentes, muito próximos ao sistema adotado no Japão ou na China. Os coreanos usam a filosofia como base na sua vida, no que se trata de ARTE MARCIAL, a fundamentação se dá pelos elementos naturais, sendo assim, muito se prendem as cores que as representam.


Vamos prestar atenção na imagem e nos elementos naturais escritos nela:


Vejamos como a organização dos opostos dentro do conceito está sendo feita:


Os elementos e a ordem de graduação estão relacionados ao princípio espiritual e das disposições dos elementos de energia natural, onde o TAO está disposto em 3 cores no Samtaegeuk. Tal representação, simboliza os Taegeuk dos faixas coloridas. O faixa preta significa o início de tudo.


1º Taegeuk IL JANG
2º Taegeuk I JANG
3º Taegeuk SAM JANG
4º Taegeuk SA JANG
5º Taegeuk OH JANG
6º Taegeuk YUK JANG
7º Taegeuk CHIL JANG
8º Taegeuk PAL JANG

Vamos olhar a bandeira da Coréia e nela os conceitos ficam claros.


A maneira de organizar os elementos de equilíbrio necessita de estudo aprofundado e muito conhecimento.  Porém como fonte fundamental e informativo já temos uma boa base para estudar.

Assista o vídeo do Grão Mestre Alexandre Coelho que trata da ordem das cores usadas nas escolas marciais coreanas. Aproveitem bem o conteúdo e até a próxima postagem.















quinta-feira, 30 de abril de 2020

Hoshinsul 호신술


Hoshinsul 호신술

A palavra de origem coreana que significa literalmente DEFESA PESSOAL, que consiste em um sistema de técnicas de auto defesa, com ou sem armas para garantir a sobrevivência mediante a uma situação de conflito eminente ou num combate real inevitável. Sobreviver a todo custo.
Inúmeras Artes Marciais coreanas usam tal termo para caracterizar suas técnicas de acordo com a aplicabilidade que julgam ser mais eficiente ou adaptando para algumas situações hipotéticas e outras para situações reais. Sendo assim, existem técnicas que podem ser perigosas se aplicadas em momentos errados ou ineficientes para uma situação real.

Artes Marciais coreanas:

Moo Yei Dobo Tongji – Estilos com armas. Influência Mongol e chinesa.
Sippalkido – A arte das 18 técnicas. Influência Mongol e chinesa.
Sulmoodo – A arte dos monges coreanos. Influência chinesa.
Takkyeon – Estilo com pés e mãos livres. Influência chinesa.
Hapkido – Estilo com e sem armas. Influência coreana e japonesa.
Kuk Soo Won – Estilo com ou sem armas. Influência chinesa e coreana.
Hoi Jeon Moo Sool – Estilo com ou sem armas. Influência chinesa, japonesa e coreana.
Hwarangdo – Estilo com ou sem armas. Influência Mongol, chinesa e coreana.
Haidong Gumdo – O caminho da Espada Coreana. Influência Mongol, chinesa e japonesa.
GongKwon Yu Sool – O caminho suave. Influência japonesa e coreana.
Tae Kwon Do – O caminho dos pés e das mãos. Influência coreana, Mongol, chinesa, japonesa.

Todas usam o termo Hoshinsul para determinar um sistema de defesa pessoal. Analisando friamente veremos muitas semelhanças quanto à aplicação de alguns movimentos de defesa pessoal devido à origem e influência de cada um dos estilos. Lógico que cada um, fará a aplicação de acordo com seus propósitos e intenções.

Quando estudamos defesa pessoal, todos os estilos coreanos acabam se misturando de alguma forma, pois as aplicações fazem parte de um conjunto complexo de técnicas, que serão aprimoradas no decorrer de quem estuda e treina. Defesa Pessoal não tem nome e nem identidade, pois é o conjunto aplicado das técnicas com ou sem armas apreendidas pelo praticante marcial.
O que vemos por ai no cenário mundial é que o EGOCENTRISMO faz do praticante vulnerável e fechado a novas possibilidades de ações que poderiam fazer parte de seu currículo e que por preconceito ou ignorância de conhecimento o leva a não estudar e pior criticar as ações de outros.

Aquele que estuda DEFESA PESSOAL, busca a origem de onde começa aquela influência e tenta absorver o entendimento daquele ou daqueles movimentos com riqueza de detalhes na arte de origem, já que por tantas influências os detalhes se perdem.
O que não pode ter como erro é julgar que por estar praticando uma arte coreana, essa arte seja melhor que outra. Isso é o mesmo que dizer que arte x é melhor que y. Pior ainda é dizer que arte X ou Y é melhor pra DEFESA PESSOAL.
Não existe um conceito que determine isso, uma vez que estamos falando de um conjunto complexo de técnicas e recursos disponíveis para o aprendizado de quem quer estudar sobre o assunto.
Diria que o mais rico a se fazer é pesquisar, observar e se possível, praticar e aprimorar as origens, lógico que isso requer muita disciplina, estudo, tempo e determinação, além de precisão e controle emocional e motor.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

34 - General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 5


General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 5 – Tradução: Miriam Costa

Eu digo aos meus discípulos para não fazerem coisas que os mestres não fariam. Embora eu tenha educado muitos discípulos a vida inteira, eu nunca recebi dinheiro deles. Se você recebe dinheiro para passar seu conhecimento, passa a ser uma troca comercial e se torna um comércio como outro qualquer. 
Se você quer perpetuar seu nome, não fique arrecadando dinheiro para sua sobrevivência.
Às vezes digo que quando um pássaro constrói um ninho, ele não precisa da árvore toda e sim de alguns galhos para se acomodar.
Minha maior meta é ensinar Tae Kwon do a todos, independente de religião, status ou raça e que se tornem meus irmãos, assim minha meta esta estabelecida.
O Tae Kwon do se espalhou pelo mundo e essa era minha intenção.
Eu não criei o Tae Kwon do para as Olimpíadas, meu foco era a mente e a saúde, no entanto agora temos mais 2 focos.
Em prazos longos com muito estudo, fazer parte de uma Olimpíadas e outro é expandir as competições a nível internacional por 100 países. 
Os regulamentos nas Olimpíadas podem mudar no futuro mas as técnicas nunca mudarão. 
Técnicas ortodoxas serão disseminadas no Tae Kwon do no futuro.
Há 10 anos enviamos uma nota oficial para WTF e também para outros países, de que independente quem tenham sido os mestres, eles precisariam a princípio ser faixa preta- 3° dan e assim poderiam ser aceitos.
A partir do 4° dan receberiam instruções do ITF e o certificado.
Nós vivemos numa sociedade em que os filhos não ouvem seus pais e no Tae Kwon do damos ênfase ao respeito e obediência aos pais, assim aprendendo com seus mestres acabam tendo respeito por seus pais. E os pais notam a mudança em seus filhos depois que eles começam a praticar o Tae Kwon do.
Então, o papel do professor é muito importante perante a sociedade!
Não existe discriminação entre homens e mulheres no Tae Kwon do, ambos são capazes e tratados com igualdade.
Todos devem estar prontos para o aprendizado e saberão seus papéis.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

33 - General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 4


General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 4 – Tradução: Miriam Costa

Relacionamento é a chave para onde quer que você vá. Eu fui a todos os lugares para expandir o Tae Kwon do e os meus discípulos se tornaram grandes mestres. Quando estavam organizando associações em seus países, me pediam conselhos e existia um elo entre nós e um bom relacionamento, capaz de nos fazer caminhar juntos em tempos ruins.
Hoje em dia a violência cresce e a cortesia diminui, não existe respeito aos mais velhos., o desenvolvimento da ciência e da tecnologia também corrompe algumas pessoas, o que acontece no mundo não é só "sobreviver" mas a máxima onde o mais forte vai sempre pisar no mais fraco.
Para isso mudar cabe aos que são importantes e ensinam artes marciais, desenvolver o hábito de pensar em humanizar. No Tae Kwon do esta ética moral e comportamental é sempre enfatizada.
Educação moral não se aprende em dias, esta é ligada às habilidades do indivíduo por anos.
Quando as pessoas entenderem a essência da educação moral, seu espirito será melhor para o Tae Kwon do, então o Tae Kwon do sempre será a combinação da mente e da técnica.
Justiça, humanização e caridade pra mim são as bases ligadas à filosofia do Tae Kwon do. A força deve ser usada  corretamente para que se alcance uma sociedade mais pacífica. Para mim isso é prioridade.
Como fundador do Tae Kwon do acho importante indicar uma pessoa que já esteja no cargo com espírito, mente e habilidades e tenha princípios, para que esteja também de acordo com a minha filosofia. 
Todo ser humano morre e algumas pessoas tem medo de morrer.
Para dissipar o medo é preciso encontrar a capacidade vital da vida. Aprendendo a se desprender do medo e entender sua própria justiça através da ciência do Tae Kwon do. Isso é a maneira de se ter a vida eterna. 
Treinar a mente tem tantas etapas que é difícil explicar de maneira simples.
O que é treinar a mente no Tae Kwon do?
- É quando os discípulos amam tanto a arte marcial que não abusam dela politicamente, a estudam e a entendem.
O primeiro objetivo na sociedade é ser reconhecido, ser útil, ser respeitado e ter bons valores morais e isso se alcança com o estudo e se aprofundando em si mesmo.
Como um homem bom se torna mau?
- Quando é corrompido pelo dinheiro e pelo status.
Como uma pessoa sem estudos pode desenvolver sua capacidade mental?
- Exercitando o que ela reconhece como bem ou mal e se aprofundando com pequenas técnicas e com isto tudo ir mudando o mundo.
Santos não existem.
O que existe são pessoas como eu que estudaram, tiveram determinação e por si se tornaram grandes líderes.
Quando alguém ensina Tae Kwon do precisa usar todo seu potencial mental e passar o que aprendeu do seu mestre para os seus alunos.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

32 - General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 3



General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 3 – Tradução: Miriam Costa


No ano de 1.300 existia uma arte marcial chamada Sobbak, que consistia em muitos movimentos de mãos.
Na minha opinião o Tae Kwon do é completo por usar as mãos e os pés, então procurei pela palavra "Tae" que não era encontrada no dicionário chinês naquela época e mais tarde acabei encontrando um significado, e o "Kwon do", designado como caminho, por isso juntando tudo isso podemos dizer que se trata do caminho dos pés e das mãos.
Eu fui p Malásia em 1962, quando comecei a desenvolver padrões de luta, completei 4 padrões em 1963 mas não foram incluídos no primeiro livro que saiu em 1965.
Completei 20 padrões no Vietnã e antes de eu ir só tinha 4.
O Tae Kwon do se expandiu para o exterior mas passando primeiro pelo Vietnã em 1959, o embaixador do Vietnã me apresentou ao presidente do país e eu perguntei se podia levar um time militar de Tae Kwon do e o presidente aceitou.
Depois fui p Singapura e então o Tae Kwon do se expandiu naturalmente pela Ásia e tive a intenção de fazer uma organização internacional.
Em 1965 voltei a Coreia e me tornei chefe da associação de Tae Kwon do, depois levei para África e leste asiático.
Eu nunca tive a pretensão de ser embaixador, achei que minha missão estaria focada no exército.
Quando fui deportado para Malásia ninguém conhecia direito a Coréia e sua arte marcial, então aproveitei a oportunidade para introduzir o Tae Kwon do e com o tempo completei as técnicas que eu queria.
Eu acredito que não existe "sorte" ou "azar", porque tudo esta determinado pelo que escolhemos fazer diante da vida.
Se você usar a oportunidade a seu favor no momento certo terá vantagem, se perder será desvantagem. Então eu tive que usar de maneira correta as oportunidades.

A maneira mais rápida de expandir o Tae Kwon do foi pelo exército, que segue pelos mares e montanhas e introduzir práticas a cada soldado.
Com isso também elevou-se a moral militar.
Se tivesse aberto uma academia por exemplo num lugar que pessoas não tivessem nenhum conhecimento, poderia ter levado mil anos para a arte se solidificar.
Com a minha influência pude conhecer presidentes e reis, outras pessoas que tinham interesse em se aprofundar na arte marcial e conhecer as técnicas.
Assim o Tae Kwon do se espalhou pelo mundo!   

segunda-feira, 6 de abril de 2020

A História da Coreia – Canal Mestre Alexandre Coelho

Sempre devemos elevar e citar o nome daqueles que buscam estudar mais sobre a cultura e a formação do povo coreano. Mestre Alexandre Coelho, possui um canal muito interessante, vale a pena conferir.

Capítulo 1


Capítulo 2


Capítulo 3


Capítulo 4


Capítulo 5

31 - AS ESCOLAS DE TAE KWON DO E TAE SOO DO


MOO DUK KWAN



OH DO KWAN



JI DO KWAN



SONG MOO KWAN



CHANG MOO KWAN



HAN MOO KWAN



KWANG DUK WON



JUNG DO KWAN


TAE SOO DO












domingo, 5 de abril de 2020

30 - Moo Duk Kwan Tang Soo Do Sobbak Do e Tae Kwon Do








Koreia





















































24 - General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 2




General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 2 – Tradução: Miriam Costa

Tae Kwon do como eu sempre disse precisa estar além da ideologia, religião, raça ou barreiras entre países.
Eu mesmo não me prendo a essas questões, na verdade não sigo ideologias.
Eu não tenho religião e desde criança me vi desta maneira. Rompi barreiras nacionais afinal da Coreia do Norte, fui para o Sul e depois para o Canadá. Rompi eu mesmo as barreiras através do Tae Kwon do.
Também não me preocupo com a raça dos meus discípulos. Negro, branco ou amarelo, posso dizer que o Tae Kwon do abre espaço para todos.
Porém também digo que todos são nacionalistas.
Eu não me tornei um nacionalista a toa mas por causa da invasão alheia na Coréia quase todos coreanos vão se dizer nacionalistas, tirando alguns poucos políticos sujos.
Para mim o Norte e o Sul deveriam se juntar, se unificando.
Talvez não fosse do interesse dos EUA e da Rússia mas não havia um motivo óbvio para a Coreia ser desmembrada já que estava sob ordem do imperialismo Japonês.
Eu quis criar uma arte única e poderosa desde Abril de 1945, queria uma arte coreana que fosse superior ao Karatê e durante 9 anos me dediquei a estudar técnicas, movimentos e fortalecer golpes que se tornariam bases para o Tae Kwon do.
Foi preciso pensar nessa criação com esperteza e cuidado!
Minha experiência militar me ajudou muito e o fato de eu ter sido general me deu a chance de expandir o Tae Kwon do.
Foi importante usar táticas militares e trabalhei nisso até 1954.
Pessoas que estudavam Karatê na época eram vistas como gângsters e na verdade algumas não tinham estudos nem virtudes e estavam a margem da sociedade, porém quando o Karatê chegou aos generais do exército, sua reputação mudou.
O Tae kwon do teve notoriedade e respeito através do meu esforço para expandir com seriedade e não tratar como uma arte para gangs e sim para educar. Ate a policia também teve que aprender, depois introduzi nas faculdades e foi se expandindo. Até chegar ao nível internacional.
Tae Kwon do também nos ensina a lidar com situações de perigo isolado e situações extrema, nos ensina a ter postura e sabermos nos comportar.
Por fim Karatê e o Tae Kwon do não são comparáveis, é um erro isso.
São artes marciais diferenciadas! 

sábado, 4 de abril de 2020

29 - A relação do Tae Kwon Do Com o Karatê Do


Colaborador com a fonte de pesquisa Livro de OKINAWA TE Funakoshi - Professor Gustavo Lemos - Grau Preta de Muay Thai


28 - As Técnicas de imobilização do Tae Kwon Do Por Dr. Tony Kemerly e Steve Snyder













Colaborador com a fonte de pesquisa Livro: As Técnicas de imobilização do Tae Kwon Do Por Dr. Tony Kemerly e Steve Snyder - Professor Gustavo Lemos - Grau Preta de Muay Thai


História de formação do povo Coreano.

  Professor PHD em História da Ásia Dr. Emiliano Unzer. Trata-se de um conjunto de 9 aulas relatando a formação do povo Coreano. Fundament...