quarta-feira, 1 de abril de 2020

4 - A Moo Duk Kwan e o Tae Kwon do


A Moo Duk Kwan e o Tae Kwon do:

O Kwan Jang Nim Hwang Kee e a Moo Duk Kwan começam a serem perseguidos politicamente e os conflitos militares de 1961 causam um impácto negativo na vida da Escola e do Mestre.
O governo coreano comete então o mesmo erro que a invasão japonesa, que havia proibido os coreanos de praticarem suas artes marciais. No entanto, o governo militar coreano obriga os mestres e as escolas Kwans a se chamarem Tae Soo, reduzindo drasticamente a influência Moo Duk Kwan e Tangsoodo. Em 1964, cria-se a associação coreana de Tae Soo e mais a frente muda seu nome para associação coreana de Tae Kwon Do.
O General Choi Hong Hee, tentou um movimento através de mestres de Tae Kwon Do unir o Tangsoodo a essa nova escola. Durante várias tentativas o Kwan Jang Nim Hwang Kee decidiu não aceitar tal unificação, pois acreditava em sua responsabilidade em manter as técnicas originais da arte marcial e manter a Moo Duk Kwan como uma Escola tradicional, onde o povo coreano sentisse orgulho desta poderosa e nobre arte.
O General Choi usa de influência política e através de arte manha injusta confundem os instrutores da Moo Duk Kwan e mais a frente os obrigam a se chamar Tae Kwon Do. Tais intrutores da Moo Duk Kwan só levaram o uniforme como original, pois os movimentos já não eram mais os mesmos, chamando assim de Tae Kwon Do Moo Duk Kwan. Isso para o Kwan Jang Nim Hwang Kee não era uma verdade.
De fato, para o Kwan Jang Nim Hwang Kee quando aprimorou e trabalhou os movimentos que caracterizam a Escola Moo Duk Kwan fundamentou os movimentos originários de um livro descoberto em uma biblioteca coreana. O Moo yei Dobo Tong Ji, esse achado precioso é o documento mais valioso e importante da arte marcial coreana, pois data aproximadamente 300 anos. Este documento contém técnicas antigas de arte marcial datando aproximadamente 2.000 anos de existência.
O nome Tangsoodo Sobakdo Moo Duk Kwan se dá devido a uma homenagem a dinastia Tang que antecede a dinastia Yi. Antes se chamava Hwan Soo Do e transformando-se em Tangsoodo. O Sobakdo foi uma forma de sobrevivência no período da invasão japonesa. Já que o Kwan Jang Nim Hwang Kee aprendeu o Okinawa te, arte marcial japonesa restrita somente a descendência nobre. Devido à importância da Escola Moo Duk Kwan e da sabedoria do Kwan Jang Nim, os mestres japoneses o ensinam durante um período. Sendo assim, o nome ficou Tangsoodo Sobakdo Moo Duk Kwan que para muitos chamam de Karatê coreano e nada mais foi uma forma de se manter vivo os ensinamentos da Escola Moo Duk Kwan apenas derivando o nome.
No entanto, todos os movimentos que caracterizam a Moo Duk Kwan se mantiveram, e apesar da influência de vários estilos e escolas, para o Kwan Jang Nim Hwang Kee esta era a Escola que preservaria a tradição.
Devido a sua teimosia e coragem de manter firme nos ensinamentos, Hwang Kee em 1965 consegue o reconhecimento pelas autoridades coreanas. Em 1966, lhe é concedido o direito de divulgar a Escola Moo Duk Kwan e o Tangsoodo pelo mundo. Os países escolhidos foram: Estados Unidos, Grécia, Grã-Betanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Suíça, Holanda, Porto Rico, Argentina, Malásia, Austrália, Brunei, México e Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

História de formação do povo Coreano.

  Professor PHD em História da Ásia Dr. Emiliano Unzer. Trata-se de um conjunto de 9 aulas relatando a formação do povo Coreano. Fundament...