quarta-feira, 1 de abril de 2020

13 - SON KI SUL E BAL KI SUL


Mecânica do movimento, força e flexibilidade.

Nesta parte veremos um outro momento da prática marcial que aumenta a capacidade de CONCENTRAÇÃO. Agora trabalhando alguns conceitos de consciência corporal, mais precisamente voltado a movimentos usados pelas mãos (SON KI SUL - 22 movimentos) e pelos pés (BAK KI SUL – 50 movimentos).

SON KI SUL – Técnicas básicas de mãos

1-    NARANHI SEOGI MOMTONG JIREUGI – Treinamento de soco na posição com os pés separados na largura do ombro o ataque é dirigido na parte mediana do corpo (plexo).

2-    JU CHUM SEOGI MOMTONG JIREUGI – Treino de soco base tchu tchum, posição de montar a cavalo. O ataque é dirigido na região mediana do corpo.

3-    AP KUBI BAKKAT PALMOK ARAE MAKKI – Defesa para baixo com o antebraço e punho fechado em base ap kubi.

4-    AP KUBI MOMTONG BANDAE JIREUGI – Treino de soco caminhando em base  ap kubi. O ataque é dirigiro na região mediana do corpo (plexo).

5-     AP KUBI AN PALMOK MOMTONG BAKKAT MAKKI – Defesa na região mediana do corpo feito de dentro para fora com o antebraço em base ap kubi.

6-    AP KUBI MOMTONG AN MAKKI - Defesa meio com antebraço externo na posição ap kubi.

7-    AP KUBI OLGUL MAKKI – Defesa alta com antebraço externo.

8-    DWIT KUBI MOMTONG YEOP MAKKI – Defesa média com antebraço interno na base dwit kubi.

9-    DWIT KUBI BAKKAT PALMOK MOMTONG YEOP MAKKI – Defesa na região mediana do corpo com antebraço externo.

10- DWIT KUBI AN PALMOK KODUREO MOMTONG MAKKI – Dupla defesa com os punhos cerrados na região mediana do corpo.

11- DWIT KUBI HAN SONNAL MOMTONG YEOP MAKKI – Defesa na região mediana do corpo por cutelada. (a mão da frente aberta ligeiramente voltada para frente e a mão da cintura fechada).

12- DWIT KUBI SONNAL MOMTONG MAKKI – Dupla defesa meio por cutelada. (mãos abertas, a mão da frente ligeiramente voltada para frente e a outra voltada em posição com a palma para cima encostada ao plexo).

13- DWIT KUBI SONNAL MOMTONG BAKKAT CHIGI – Ataque lateral por cutelada.

14- AP KUBI SONNAL MEOK CHIGI – Ataque ao pescoço com cutelada.

15- AP KUBI PYEON SON KKEUT SEWO JJIREUGI – Ataque no meio com a ponta dos dedos.

16-  AP KUBI PALMOK EOTGEOREO ARAE MAKKI – Defesa baixa com os  punhos cruzados e cerrados.

17- AP KUBI SONNAL OLGUL EOTGEOREO MAKKI – Defesa em cima com  as mãos cruzadas e abertas.

18-  AP KUBI PALGUP PYOJEOK CHIGI – Ataque meio com o cotovelo.

19- AP KUBI PALGUP OLLYEO CHIGI - Ataque com o cotovelo de baixo para cima.

20- JU CHUM SEOGI MOMTONG YEOP JIREUGI – Soco lateral na posição de montar cavalo.

21- DWIT KUBI MOMTONG BARO JIREUGI – Ataque com sonnal e soco na mesma base thikubi.

22- AP KUBI MOMTONG BARO JIREUGI – Soco no meio na base ap kubi socando com a mão contrária ao pé da frente.

BAL KI SUL – Técnicas básicas com os pés

1-            AP PPODEO OLLIGI – Exercício de elevação do pé.

2-  AP CHAGI – Ponta do pé frontal baixo, médio e alto. Este pontapé pode ser desferido com efeito de uma chicotada, isto é o pé depois de bater deve voltar para o ponto de partida.

3-            YEOP PPODEO OLLIGI- Exercício de elevação lateral do pé.

4-  YEOP CHAGI – Pontapé lateral. Este pontapé pode ser desferido ao contrário do 2, isto é, ao invés do efeito de uma chicotada, deve esmagar.

5-            DOLLYEO CHAGI – Pontapé semicircular.

6-            AN CHAGI – Pontapé circular de fora para dentro.

7-            BAKKAT CHAGI – Pontapé circular de dentro para fora.


8-            DWI CHAGI – Chute de costa (para trás).

9-  BANDAL CHAGI – Chute desferido com efeito de uma chicotada entre AP CHAGI e o DOLLYEO CHAGI (antigo AP DOLLYEO).

10-         BITEUREO CHAGI – Pontapé lateral circular com a frente do pé.

11-         NAERYEO CHAGI – Chute de cima para baixo com o calcanhar.


12-         PALPA DAK MILGUI – Chute empurrado com a parte plana do pé.

13-         NAKKA CHAGI – Chute desferido com o efeito de iscar o peixe (oposto  de um DOLLYEO CHAGI.)

14-         MOMDOLYEO CHAGI – Virar 360º, chute circular com o calcanhar e a perna totalmente esticada.

15-         MOMDOLLYEO HURYEO CHAGI – Virar 360º, chute circular com o calcanhar, a perna aberta depois fechada batendo.

16-         GULLEO AP CHAGI – Meio pulo pontapé frontal (AP CHAGI).

17-         GULLEO YEOP CHAGI – Meio pulo pontapé lateral (YEOP CHAGI).

18-         GULLEO DOLLYEO CHAGI – Meio pulo pontapé semicircular (DOLLYEO CHAGI).

19-         GULLEO BANDAL CHAGI – Meio pulo pontapé intermediário entre AP TCHAGUI e TOLHO TCHAGUI (antigo AP DOLLYEO).

20-         GULLEO DWICHAGI – Meio pulo chutando de DWICHAGI.

21-         GULLEO AN CHAGI – Meio pulo chutando circular de fora para dentro.

22-         GULLEO BAKKAT CHAGI – Meio pulo chutando circular de dentro para fora.

23-         GULLEO NAERYEO CHAGI – Meio pulo chutando de cima para baixo com o calcanhar.


24-         GULLEO BALBADAK MILGI – Meio pulo chutando empurrando com a parte plana do pé.

25-         GULLEO NAKKA CHAGI – Meio pulo chutando com o calcanhar(oposto DOLLYEO CHAGI).

26-         GULLEO MOMDOLLYEO CHAGI – Meio pulo 360º (virar) chute circular com a perna esticada batendo com o calcanhar.

27-         GULLEO MOMDOLLYEO HURYEO CHAGI – Meio pulo, virar 360º, chute circular com a perna esticada bater com o calcanhar fechado.

28-         MONDOLMYEO AP CHAGI – Virar 180º, chutar AP CHAGI com a perna da frente.

29-         MONDOLMYEO YEOP CHAGI – Virar 180º, chutar YEOP CHAGI com a perna da frente.

30-         MONDOLMYEO DOLLYEO CHAGI – Virar 180º, chutar DOLLYEO CHAGI com a perna da frente.

31-         MONDOLMYEO BANDAL CHAGI – Virar 180º, chutar BANDAL CHAGI (antigo AP DOLLYEO CHAGI), perna da frente.


32-         MONDOLMYEO DWICHAGUI – Virar 180º, chutar DWICHAGI com a perna da frente.

33-         MONDOLMYEO AN CHAGI – Virar 180º, chutar AN CHAGI com a perna da frente.

34-         MONDOLMYEO BAKKAT CHAGI – Virar 180º, chutar BAKKAT CHAGI com a perna da frente.

35-         MONDOLMYEO NAERYEO CHAGI – Virar 180º, chutar NAERYEO CHAGI com a perna da frente.

36-         MONDOLMYEO NAKKA CHAGI – Virar 180º, chutar NACÔ TCHAGUI com a perna da frente.

37-         MONDOLMYEO BALBADAK MILGI – Virar 180º, chutar PALPA DAK MUILGUI com a perna da frente.

38-         MONDOLMYEO JAPGO AP CHAGI – Virar 180º, chutar AP CHAGI com a perna para trás.

39-         MONDOLMYEO JAPGO YEOP CHAGI – Virar 180º, chutar YEOP CHAGI com a perna para trás.

40-         MONDOLMYEO DOLLYEO CHAGI – Virar 180º, chutar DOLLYEO CHAGI com a perna de trás.

41-         MONDOLMYEO BANDAL CHAGI – Virar 180º, chutar BANDAL CHAGI (antigo AP DOLLYEO) com a perna de trás.

42-         MOMDOLLYEO AN CHAGI – Virar 180º, chutar AN TCHAGUI com a perna de trás.

43-         MOMDOLLYEO BAKKAT CHAGI – Virar 180º, chutar BAKKAT CHAGI com a perna de trás.

44-         MOMDOLLYEO NAERYEO CHAGI – Virar 180º, chutar NAERYEO CHAGI com a perna de trás.

45-         MOMDOLLYEO NAKKA BALBADAK MILGI – Virar 180º, chutar BALBADAK MILGI com a perna de trás.

46-         MOMDOLLYEO NAKKA CHAGI – Virar 180º, chutar NACÔ TCHAGUI com a perna de trás.

47-         MOMDOLLYEO NAKKA DWICHAGI - Virar 180º, chutar DWICHAGI com a perna de trás.

48-         TWYEO AP CHAGI – Pular chutando AP CHAGI.

49-         TWYEO YEOP CHAGI – Pular  chutando YEOP CHAGI.

50-         TWYEO DOLLYEO CHAGI – Pular chutando DOLLYEO CHAGI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas.

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas. Dentro do conceito filos...