quarta-feira, 8 de abril de 2020

32 - General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 3



General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 3 – Tradução: Miriam Costa


No ano de 1.300 existia uma arte marcial chamada Sobbak, que consistia em muitos movimentos de mãos.
Na minha opinião o Tae Kwon do é completo por usar as mãos e os pés, então procurei pela palavra "Tae" que não era encontrada no dicionário chinês naquela época e mais tarde acabei encontrando um significado, e o "Kwon do", designado como caminho, por isso juntando tudo isso podemos dizer que se trata do caminho dos pés e das mãos.
Eu fui p Malásia em 1962, quando comecei a desenvolver padrões de luta, completei 4 padrões em 1963 mas não foram incluídos no primeiro livro que saiu em 1965.
Completei 20 padrões no Vietnã e antes de eu ir só tinha 4.
O Tae Kwon do se expandiu para o exterior mas passando primeiro pelo Vietnã em 1959, o embaixador do Vietnã me apresentou ao presidente do país e eu perguntei se podia levar um time militar de Tae Kwon do e o presidente aceitou.
Depois fui p Singapura e então o Tae Kwon do se expandiu naturalmente pela Ásia e tive a intenção de fazer uma organização internacional.
Em 1965 voltei a Coreia e me tornei chefe da associação de Tae Kwon do, depois levei para África e leste asiático.
Eu nunca tive a pretensão de ser embaixador, achei que minha missão estaria focada no exército.
Quando fui deportado para Malásia ninguém conhecia direito a Coréia e sua arte marcial, então aproveitei a oportunidade para introduzir o Tae Kwon do e com o tempo completei as técnicas que eu queria.
Eu acredito que não existe "sorte" ou "azar", porque tudo esta determinado pelo que escolhemos fazer diante da vida.
Se você usar a oportunidade a seu favor no momento certo terá vantagem, se perder será desvantagem. Então eu tive que usar de maneira correta as oportunidades.

A maneira mais rápida de expandir o Tae Kwon do foi pelo exército, que segue pelos mares e montanhas e introduzir práticas a cada soldado.
Com isso também elevou-se a moral militar.
Se tivesse aberto uma academia por exemplo num lugar que pessoas não tivessem nenhum conhecimento, poderia ter levado mil anos para a arte se solidificar.
Com a minha influência pude conhecer presidentes e reis, outras pessoas que tinham interesse em se aprofundar na arte marcial e conhecer as técnicas.
Assim o Tae Kwon do se espalhou pelo mundo!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas.

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas. Dentro do conceito filos...