quarta-feira, 1 de abril de 2020

3 - A origem da Escola Moo Duk Kwan


Em 9 de novembro de 1914, nascia na província de Yan-Dan o Grão Mestre Kwan jang nim Hwang Kee na altura da ocupação japonesa em um lugar chamado Kyong-Ki, seu pai era um professor respeitado e muito sábio, além de um alto nível acadêmico. Seu nome era Hwang Hong Hwan. Hwang Kee aos 7 anos de idade já mostrava interesse pelas artes marciais, aos 15 anos praticava Taekkyon e aos 22 já era um mestre respeitado por sua destreza e habilidade.
Em 1876 com a invasão japonesa, vem à derrubada da dinastia YI e durante muito tempo o povo coreano era humilhado e suas terras eram confiscadas, com isso, o exército japonês se fortalecia ainda mais.
Até 1945 o Japão dominou Chosan (nome dado para a Coréia no período de dominação), sofrendo assim a imposição cultural japonesa, até que no mesmo ano o Japão perde a guerra e assina um tratado de paz e a Coréia é libertada. A partir daí, começa a reorganização política, cultural e social daquele povo.
Em 1936, Hwang Kee viaja a China para a região de Manchúria e conhece o mestre chinês chamado Yang Kuk Yin, onde se torna seu discípulo. Sendo seu aluno durante 5 anos (1936 – 1941).
Em 9 de novembro de 1945, o Grão mestre Hwang Kee funda e organiza a Escola Moo Duk Kwan em Seoul. Em 1946, a China se torna comunista e o Grão mestre Kwan Jang Nim Hwang Kee deixa de visitar seu mestre na China, sendo este um dos motivos que o levou a fundar a Moo Duk Kwan.
De 1950 – 1953 o Kwan Jang Nim começa a dar aula de Tangsoodo. Em 1953, ao obter a independência, com um espírito nacionalista, o governo então proíbe qualquer arte marcial que fosse oriunda do Japão ou da China. Porém, muitos continuaram a ensinar suas artes e abriram progressivamente várias escolas Kwans de arte marcial de outros estilos sob o comando da Moo Duk Kwan e comandados pelo Kwan Jang Nim Hwang Kee. Haviam 5 escolas que tinham o objetivo de manter as técnicas de socar e chutar. Tais escolas eram chamadas de Geh Khan ou Dojang.
A Escola Moo Duk Kwan antes da guerra da Coréia era a maior e mais influente escola de toda Coréia e nos Estados Unidos da América. A força Moo Duk Kwan teve berço no aspecto científico da arte marcial e no desenvolvimento filosófico e cultural marcial.

Escolas Kwans e seus Mestres antes da guerra:
1.    Moo Duk Kwan – Hwang Kee
2.    Chang Moo Kwan – Lee Nam Suk e Kim Soo Bae
3.    Chung Do Kwan – Lee Won Kuk
4.    Ji Do Kwan – Chun Sang Sup
5.    Song Moo Kwan – Ro Byung Jik

Em 1957, o General Choi Hong Hi publica um decreto onde obriga os mestres e as escolas Kwans a adotar um único nome de técnica marcial coreana chamada de Tae Soo.

Escolas Kwans e seus mestres formada no pós–guerra:
1.    Oh Do Kwan – Choi Hong Hee e Nam Tae Hee
2.    Han Moo Kwan – Lee Yoon Kyo
3.    Kang Duk Won – Park Hee Chul e Hong Jong Pyo
4.    Jung Do Kwan – Lee Young Woo

No pós Guerra o mestre Choi escola Oh Do Kwan foi expulso da Coréia e vai para o Canadá fundando a ITF que hoje junto com a Chang Moo Kwan representam um número significativo de atletas em olimpíadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas.

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas. Dentro do conceito filos...