domingo, 5 de abril de 2020

24 - General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 2




General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 2 – Tradução: Miriam Costa

Tae Kwon do como eu sempre disse precisa estar além da ideologia, religião, raça ou barreiras entre países.
Eu mesmo não me prendo a essas questões, na verdade não sigo ideologias.
Eu não tenho religião e desde criança me vi desta maneira. Rompi barreiras nacionais afinal da Coreia do Norte, fui para o Sul e depois para o Canadá. Rompi eu mesmo as barreiras através do Tae Kwon do.
Também não me preocupo com a raça dos meus discípulos. Negro, branco ou amarelo, posso dizer que o Tae Kwon do abre espaço para todos.
Porém também digo que todos são nacionalistas.
Eu não me tornei um nacionalista a toa mas por causa da invasão alheia na Coréia quase todos coreanos vão se dizer nacionalistas, tirando alguns poucos políticos sujos.
Para mim o Norte e o Sul deveriam se juntar, se unificando.
Talvez não fosse do interesse dos EUA e da Rússia mas não havia um motivo óbvio para a Coreia ser desmembrada já que estava sob ordem do imperialismo Japonês.
Eu quis criar uma arte única e poderosa desde Abril de 1945, queria uma arte coreana que fosse superior ao Karatê e durante 9 anos me dediquei a estudar técnicas, movimentos e fortalecer golpes que se tornariam bases para o Tae Kwon do.
Foi preciso pensar nessa criação com esperteza e cuidado!
Minha experiência militar me ajudou muito e o fato de eu ter sido general me deu a chance de expandir o Tae Kwon do.
Foi importante usar táticas militares e trabalhei nisso até 1954.
Pessoas que estudavam Karatê na época eram vistas como gângsters e na verdade algumas não tinham estudos nem virtudes e estavam a margem da sociedade, porém quando o Karatê chegou aos generais do exército, sua reputação mudou.
O Tae kwon do teve notoriedade e respeito através do meu esforço para expandir com seriedade e não tratar como uma arte para gangs e sim para educar. Ate a policia também teve que aprender, depois introduzi nas faculdades e foi se expandindo. Até chegar ao nível internacional.
Tae Kwon do também nos ensina a lidar com situações de perigo isolado e situações extrema, nos ensina a ter postura e sabermos nos comportar.
Por fim Karatê e o Tae Kwon do não são comparáveis, é um erro isso.
São artes marciais diferenciadas! 

Um comentário:

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas.

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas. Dentro do conceito filos...