sexta-feira, 3 de abril de 2020

23 - General Choi - Documentário PARTE 1







General Choi Hong Hi Intervew - Entrevista PARTE 1 – Tradução: Miriam Costa

Pra mim o objetivo do Tae Kwon do é manter o caráter íntegro, manter o corpo equilibrado, trazer a tona a força que existe dentro de nós, demonstrar habilidades e cultivar o bem do espírito. 
Tae Kwon do é como parte da vida: respirar, pensar, exercitar, então por isso se tornou tão importante sua expansão pelo mundo afora. 
Os frutos do meu estudo foram publicados numa enciclopédia em 1983 e agora podem ser encontrados em CD. Acredito que se você vir o CD e se dedicar aos treinos, terá a possibilidade de dominar bem as técnicas de Tae Kwon do.
Quando criança fui muito teimoso. Meu irmão mais velho apesar de ser só 2 anos mais velho era maior que eu e brigava comigo. O único jeito de fazer ele se sentir culpado a ponto de pedir desculpas era chorar o dia inteiro. Chorar e chorar. Esse era o nível de minha teimosia. (Sarcasmo).
Uma vez que eu começasse algo nunca desistia no meio e ainda sou assim até hoje. Faz parte da minha personalidade não desistir.
Como foi mencionado em meus estudos e aconselhamentos para professores, independente de estrutura física termine o que começou e acredite.
Quando era criança se uma pessoa estudasse a caligrafia mais a poesia, poderia ter sucesso. Meu pai ficou obcecado com a idéia e diariamente pensava em nos proporcionar o estudo da caligrafia. Tinha um professor que era vizinho, meu pai falou com ele e ele então começou a me ensinar. Depois disse para meu pai que eu tinha potencial. 
A reação feliz do meu pai me lembro até hoje!
Se não fosse pela caligrafia, eu não seria capaz de escrever em chinês ou entender mais sobre a cultura oriental, então eu posso dizer que apliquei o que aprendi no Tae Kwon do com a caligrafia.
Quando criança gostava de cantar e minha professora vivia entusiasmada e me colocava nos recitais de canto. Pensei que poderia ser cantor. Como na minha região não existiam professores de técnicas vocais e aprimoramento das cordas vocais, me diziam para eu gritar alto.
Que assim iria trabalhar os músculos da garganta e enrijecer minhas cordas vocais então assim o fiz. 
Gritava alto em lugares que eram possíveis.
Esse exercício foi útil para o Tae Kwon do pois era preciso um forte grito, ser ouvido e até mesmo no exército ter a voz ativa e forte era importante p dar uma ordem.
Quando fui preso com outros 4 lideres fiquei numa solitária. Mas nos davam livros e outras coisas. Depois de 5 meses descobri outro general na cela ao lado e com o tempo, percebi um pequeno buraco entre as paredes e assim comecei a me comunicar com ele secretamente. 



Um comentário:

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas.

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas. Dentro do conceito filos...