quarta-feira, 1 de abril de 2020

2 - A HISTÓRIA DA CORÉIA E O TAE KWON DO


Uma breve história do Tae Kwon Do:


Uma breve história da Coreia e o Tae Kwon Do:

A região onde hoje é constituída a Coréia, antropólogos relatam a existência de povos que já habitavam aquela região a mais de 8.000 a.C, isso significa que a Coréia tem mais de 10.000 anos de existência. No entanto, a única prova existente é um pedaço de cerâmica deste período.
Com a formação do primeiro Reino coreano, onde se localiza a atual Coréia do Norte era chamado de Joseon, hoje chamado de Gojoseon. Segundo relatos do fundador deste Reino, data de 2333 a.C tendo então o seu primeiro Rei chamado DanGun. Este Rei possui uma história mitológica, contada até hoje – O urso e o tigre. Após a queda do Reino de Joseon, a região ficou dividida em pequenos territórios que depois de algum tempo deu origem aos territórios de Goguryeo, Baekje, Silla e Gaya, sendo este último logo absorvido por Silla.
No período do século V a.C Goguryeo possuía uma grande extensão territorial, chegando a ocupar parte da China, era militarmente forte e organizado. Baekje também era bem organizado e travava inúmeras batalhas com a China, Baekje possuía também frotas marítimas. Silla, neste período foi tido como sendo um grande Reino diplomático e de valor cultural inestimado. Neste período, várias guerras eram travadas entre Baekje e a China, Silla e Goguryeo. Após uma aliança formada entre Silla e a China, Silla se torna um Reino unificado.
Em 901, o monge budista Gung ye refunda o Reino de Goguryeo, porém, este reino durou pouco tempo e em 918 após um golpe de um General de sangue do reinado de Goguryeo assume o poder. Wang Geon então funda Koryo que deu origem ao atual nome do território conhecido hoje como Koreia, território de fronteira com a parte sul coreana, em Seul. Este Reino durante muito tempo foi o mais próspero de todos os períodos.
No ano de 1200, os Mongóis tentaram invadir Koryo, porém este Reino era militarmente bem preparada e resistiram. No entanto, uma estratégia usada pelo Império Mongol usou de uma arma eficiente em suas emboscadas, a paciência. Durante 39 anos, os Mongóis tentaram implacavelmente invadir Koryo até que o Rei aceitasse rendição. Após anos de investida, o Rei assume a submissão e negocia com o Imperador Mongol. O trato foi que o príncipe casasse com uma princesa Mongol e o acordo estava selado. Durante 80 anos, todos os Reis casaram com princesas mongóis.
Em 1388 é fundado o Reino Joson, que durou VI séculos, onde o confucionismo foi à base de formação para a cultura corana. Os caracteres chineses, os códigos de honra e respeito aos mais velhos, a cultura de valorização em si mesmo eram aplicadas. Tendo influência com o Budismo e o Taoísmo, sendo não aplicado como religião e sim um segmento filosófico de princípio de vida e conduta.
Foi neste Reinado que surge em 1418 o Rei Sejong, gorvernou até 1450 e é considerado até hoje como o Rei mais importante da História da Coréia. O Rei Sejong, cria o alfabeto coreano – O Hangul e facilita o entendimento do que se era escrito naquele período. Uma vez que neste período, predominava os ideogramas chineses e o povo não conseguia entender. No documento criado pelo Rei Sejong ele afirma que os ideogramas chineses não representam os sons falados pelo povo coreano, sendo assim, não poderia ser entendido entre eles. Desenvolveu a ciência, cartografia, medicina e por ter expulsado invasores japoneses.
No século XIX, o Reino de Joson perde força e a China e o Japão passam a disputar quem iria assumir o controle do local. Os dois países chegam em um acordo e decidem que nenhum dos dois tem direito de controlar o território. Neste período a península passa a se chamar Daehan Minkuk, presentes no nome oficial da Coréia até hoje.
O Japão através de inúmeros jogos de manipulação, a Coréia entrega o controle territorial aos cuidados dos japoneses, sendo a administração transferida para o Japão. Neste período, a cultura coreana praticamente havia sido banida e os hábitos e costumes japoneses tinham prevalecido. Daí por diante, seguimos com a história coreana até ser divida em duas partes pelo paralelo 38, onde a atual Rússia assumem o controle do lado Norte e EUA no lado Sul. No pós segunda Grande Guerra os dois países entraram em um acordo e estabeleceram uma permanência temporária de 5 anos até que a Coréia pudesse se restabelecer. Porém essa divisão permanece até hoje. As forças militares dos dois países, haviam se retirado das duas partes coreanas, a interferência da ONU e os acordos amistosos permanecem até hoje.

O Tae Kwon Do:

Versão apresentada por diversos historiadores:

A origem do Tae  Kwon-Do pode ser traçada desde a dinastia de KOGURYO, fundada em 27 a.c. pinturas e murais encontrados nas ruínas de túmulos reais daquela dinastia, mostram cenas da prática do Tae  Kwon-Do. MUYONG-CHONG e KAKCHU-CHONG são os nomes de duas destas tumbas, descobertas por um grupo de arqueólogos japoneses em 1935. Estão localizadas em TUNGKU, no condado de CHIAN, província de TUNG-HWA, na MANDCHURIA, local onde KOGURYO tinha a sua capital, na província de HWAN-DO.
No teto da tumba MUYONG-CHONG existe uma pintura que representa dois  homens se defrontando em posições de Tae Kwon-Do enquanto que na tumba KAKCHU-CHONG vê-se dois homens lutando. Referindo-se a esta pintura, o historiador japonês, TATASHI SAITO, no seu livro, “ESTUDO DA CULTURA DA CORÉIA ANTIGA”, diz o seguinte: “A pintura nos mostra que, ou a pessoa ali enterrada praticava o Tae Kwon-Do em vida ou que o povo da época o praticava, ao lado de danças e cantos, com o propósito de consolar as almas dos mortos”.
A época da construção das duas tumbas, foi no período que vai de 3 d.c. à 427 d.c., durante o qual a província de HWAN-DO permaneceu como capital de KOGURYÓ. Pode-se deduzir daí que o povo de KOGURYÓ praticava Tae Kwon-Do naquele período.
A sua prática continuou  durante a dinastia de SYLLA. SYLLA é o nome de um reino fundado na parte sudeste da Coréia, cerca de 20 anos antes de KOGURYO, no norte.
Em KYONG-JIU, antiga capital de SYLLA, duas imagens budistas estão esculpidas na Torre Gigante de SOKKURAM, no templo BULKUK-AS e representam dois gigantes que se olham em posições de Tae Kwon-Do.
SYLLA, se tornou famosa pelos seus HWARANGDO, uma classe de cavaleiros que treinavam seus copos e suas mentes devotando-se as artes marciais e aos estudos. O HWARANGDO (a sociedade ou casta dos HWARANG, suas idéias e filosofia de vida, foi uma mola mestra na luta de SYLLA para unificar o País , dominando os reinos rivais de KOGURYEO e BAEKJE).
Encontramos também, diversas observações no SAMGUK-YUSA e no SAMGUK-SAGI (os dois mais antigos documentos escritos da história da Coréia), os quais indicam que os HWARANG, praticavam uma forma primitiva de Tae Kwon-Do como parte de seu treinamento  básico.
                        (apostila de Tae Kwon Do desenvolvida pelo Grão Mestre Sérgio Henrique 7º DAN, Mestres: Thiago Tavares 4º DAN e Rodrigo Dias 4º DAN).

É uma prática marcial da Coréia. Alguns autores para dar notoriedade e afirmação como sendo uma Arte Milenar usando indícios de achados históricos, onde duas pinturas achadas em túmulos Reais do período de 2333 a.C na região de Manjo onde a prática simulava um combate ou dança. O mesmo era retratado em um livro chamado de Moo Yei Dobo TongJi, considerado como o mais antigo documento de registro marcial da Coréia, além de os entalhes em pedras Kumgang Yoksa, além do Soobak e Taekkyeon como prova da originalidade de uma arte marcial milenar.
As mesmas bases fundamentam a existência do Soobak do e o Takkyeon, como sendo milenares. Como se tem poucos registros históricos do Taekkyeon como sendo arte milenar, sua caracterização foi intitulada moderna e derivada do Tae Kwon do e não ao contrário como todos pensam, no entanto, este impasse, fica em questões históricas, pois o Taekkyeon é um patrimônio Nacional Coreano tombado pela UNESCO, para alguns teóricos esta foi uma tradição criada.
Meu foco não é entrar a fundo neste assunto, porém fundamentar a real existência do Tae Kwon Do.

O que podemos dizer do Tae Kwon Do:

É uma prática que visa desde o bem estar físico, mental e saúde. Para o praticante desta arte o desenvolvimento de uma disciplina e controle mental não se dá simplesmente por uma postura física, mais pelo auto - controle e confiança em si desenvolvida pelo conjunto de ações e benefícios que são adquiridos ao longo do aprendizado da arte de defesa pessoal.
O corpo se transforma em sua totalidade em uma arma, os punhos, pés, joelhos, cotovelos, cabeça e qualquer outra parte do corpo serve como base de ataque ou defesa contra o agressor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas.

Baguá e as fundamentações dentro dos conceitos do Taoismo para justificação da escolhas das cores das faixas. Dentro do conceito filos...